• Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
eubai_001_logo_00h_f.png

© 2015 por Eu, Bailarina. Criado com Wix.com

  • Thiana Calmon

8 Dicas para memorizar a sequência na aula


Decorar a sequência na barra e no centro faz parte da aula, não apenas a execução dos movimentos. Isso é importante para entendermos a música, a contagem e vai ajudar a decorar a coreografia quando tiver alguma apresentação.

Eu sempre tive muita dificuldade em memorizar as sequências durante as aulas, no início então era bem pior. Hoje até me arrisco a puxar a barra algumas vezes.

Cada pessoa acaba achando um jeito próprio de decorar melhor, vou deixar aqui algumas dicas que podem ajudar:

1 - Aprenda o nome dos passos

Isso ajuda muito a decorar a sequência e a repassar mentalmente. Quando você sabe o que precisa ser feito só de dizer o nome.

Como aprender o nome dos passos? Isso acontece de forma natural, quando o professor mostra geralmente fala o nome do passo junto, principalmente nas aulas de iniciante. Prestar atenção e relacionar o movimento ao nome é muito importante!

2 - Preste atenção no que o professor está mostrando e tire dúvidas

Quando comecei o ballet eu tinha mania de fazer os movimentos junto com a professora enquanto ela mostrava, achando que ia ajudar. Pelo contrário, eu ficava tão preocupada com a execução que depois não lembrava mais o que precisava fazer!

Esse é o momento também para tirar dúvidas. Espere o professor terminar de mostrar e pergunte o que não entendeu.

3 - Muito importante: Aprenda a contar

Ballet é matemática!! Entenda a contagem da música, saiba qual movimento precisa fazer em que tempo e novamente preste atenção ao professor. Na maioria das vezes ele faz a contagem enquanto mostra a sequência.

Isso também ajuda a dividir as partes para decorar. Muitas vezes a sequência tem duas partes, divididas em 8 tempos, pode acontecer da primeira parte ser o primeiro 8 e depois começa a segunda parte.

Isso é muito importante quando a primeira parte acaba com o mesmo passo do início da segunda parte. Por exemplo: A primeira parte termina em dois jetés e a segunda parte começa com um jeté. Se você não entender onde acaba o primeiro 8 e quando começa o segundo, vai se confundir.

4 - Entenda a lógica da sequência

A contagem aqui também é muito importante para ajudar a entender a lógica da sequência. Por exemplo quando o professor explica e depois fala para repetir começando tudo por trás. Se você entendeu a lógica, vai conseguir pensar no que fazer apenas mudando a direção.

5 - Coordene braços e pernas

Nos níveis iniciantes, geralmente o braço fica na segunda posição para facilitar o trabalho de pernas e com o tempo o professor passa a pedir o movimento de braços. O importante aqui é saber onde deve estar o braço de acordo com cada posição de perna, isso ajuda a deixar o movimento mais automático e natural. Só é preciso cuidado para não virar um vício, porque você deve ser capaz de fazer diferente se o professor pedir. O mesmo acontece com as cabeças, que é ainda mais complicado (prometo fazer um post em breve sobre isso)

6 - Concentre-se

Concentração e foco. Acho que essa parte é uma das mais difíceis no ballet adulto. Se você faz aula de manhã como eu, é fundamental ter dormido bem na noite anterior, senão a concentração vai embora (acontece comigo sempre). O ideal é estar bem e com todo a vida do lado de fora, chefe, filho, família, trabalho, contas, etc.. qualquer pensamento fora da aula já tira nossa concentração. Por isso acho essa a parte mais difícil, nem sempre conseguimos focar apenas na aula.

Nunca relaxe também! Perdi a conta das vezes que achei a sequência relativamente simples e errei tudo!! Nunca subestime um exercício!

(Tirinha retirada do site www.esticaaponta.com)

7 - Repasse tudo mentalmente

Aqueles segundos de preparação antes da música começar eu tento repassar a sequência mentalmente, ou a parte que acho mais difícil. Nem sempre consigo, mas ajuda muito.

8 - Cole (colar também é uma arte rsrsrs)

E se nada der certo, cole daquela amiga que tem a cabeça ótima e sempre decora tudo. Se você é nova na turma, ou tem dificuldades em decorar, evite puxar a barra (se posicionar em uma das pontas da barra). Fique em um lugar em que tenha alguém na sua frente sempre, na direita e na esquerda. Isso vai ajudar até você ter segurança. O mesmo vale para o centro, fique sempre da segunda fila para trás. Assim se tiver um branco momentâneo, é só olhar o que as pessoas a sua frente estão fazendo.

O blog Nas Pontas também escreveu sobre o tema, clique aqui para conferir!

Você faz algo diferente que ajuda a decorar? Me conta nos comentários!

#auladeballet #dicas #balletadulto

0 visualização