• Thiana Calmon

Ballet é suficiente?


Muita gente pergunta se apenas fazer aulas de ballet clássico é suficiente. Eu respondo com uma outra pergunta. Depende, qual o seu objetivo?

O Ballet é uma atividade completa, trabalha todo o corpo, desenvolve a capacidade de raciocínio sem falar dos benefícios emocionais e sociais. Dançar faz bem à alma!

"...Atletas do Royal Ballet e da seleção olímpica britânica participaram da pesquisa, e durante o estudo foi comparado o condicionamento e o desempenho de cada membro.Em todos os testes houve pequenas diferenças, mas o teste que mediu a força de empunhadura (agarrar um objeto com as mãos) foi o que mais chamou a atenção, onde os bailarinos se mostraram 21% mais fortes do que os nadadores.Os bailarinos também se destacaram nos testes de flexibilidade e equilíbrio corporal, tanto em movimento quanto parado. Já os nadadores se destacaram nos testes de resistência, força muscular anterior e posterior das coxas e índice de massa corporal." (Leia mais aqui e aqui)

Bailarinos profissionais além de artistas são atletas, praticam muito, ensaiam muito e muitos se lesionam pelo esforço. Sabemos que o ballet exige muita força e flexibilidade, então para apresentarem a performance que vemos nos palcos os bailarinos profissionais, além das aulas e muitas horas de ensaios, fazem musculação, pilates, fisioterapia, entre outras atividades.

Dito isto, voltemos aos objetivos:

Se o seu objetivo é praticar uma atividade física completa e prazerosa para manter-se saudável então as aulas de ballet são sim suficientes.

Se seu objetivo é evoluir tecnicamente, complementar o ballet com outra atividade física ajuda muito. Já falei aqui como o pilates me ajudou e hoje sinto muita falta de uma atividade complementar mesmo fazendo aula todos os dias. Isso não significa que minha técnica não esteja melhorando ou que eu não esteja evoluindo mas sinto que leva mais tempo e que regredi em algumas coisas como eixo e força.

Isso não significa que quem pratica apenas ballet sem nenhuma outra atividade complementar não conseguirá executar os passos corretamente ou que nunca evoluirá tecnicamente. A quantidade de aulas e outras atividades físicas influenciarão na velocidade que o seu corpo responderá aos novos estímulos.

Sabemos que nem todo mundo tem disponibilidade de tempo ou dinheiro para fazer tantas aulas, portanto meu conselho é: Faça o que estiver ao seu alcance e seja feliz com sua dança. Nunca compare seu desempenho ou evolução com outra pessoa! Cada corpo é um corpo e cada um tem uma história diferente, seu parâmetro de comparação deve ser apenas o espelho, comemore cada evolução! O ballet adulto deve ser desafiador mas também prazeroso.

Quer complementar as aulas de ballet em casa? Faça alongamentos e trabalho de força com faixa elástica (theraband), sempre com muito cuidado para não se machucar! No instagram @eubailarina sempre posto algumas dicas.

Dance com a alma, com o coração que o resultado virá mais cedo ou mais tarde.

Participe do nosso grupo sobre ballet adulto no facebook Vamos falar sobre ballet adulto

#balletadulto

933 visualizações
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
eubai_001_logo_00h_f.png

© 2015 por Eu, Bailarina. Criado com Wix.com