• Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
eubai_001_logo_00h_f.png

© 2015 por Eu, Bailarina. Criado com Wix.com

  • Thiana Calmon

O voo da bailarina


Michaela conta em "O voo da bailarina", com co-autoria de sua mãe adotiva, sua trajetória desde sua infância até se tornar bailarina profissional.

O livro começa com lembranças de sua infância em Serra Leoa, do orfanato, das dificuldades e violências presenciadas na guerra civil que acontecia na região que morava.

O ballet clássico foi o sonho e a força que Michaela precisava para se manter viva. O momento em que ela se deparou com uma bailarina na capa de uma revista foi um momento de luz onde não havia mais esperanças (não darei spoiler!) e eu sinto que ela já estava destinada a isso. A maneira como essa revista chegou até suas mãos e como tudo aconteceu até que ela se tornasse bailarina profissional parece coisa de filme. Isso me faz pensar em quantas crianças nascem com tanto potencial e a pobreza, miséria e violência as impedem de realizar seus sonhos.

O Voo da Bailarina ainda mostra como Michaela até hoje supera seus traumas adquiridos por ter vivenciado tanta violência com tão pouca idade, sua timidez e como aprimora sua técnica. Também fala de outro tema muito delicado: o racismo no mundo do ballet profissional. Sabemos que é muito difícil ver bailarinas negras em cias de ballet clássico profissionais. Até mesmo aqui no Brasil onde somos tão miscigenados é difícil ver bailarinas e bailarinos negros, e é ainda mais e difícil para mulheres onde se exige um corpo de baile com bailarinas quase idênticas.

Posso dizer que o Voo da Bailarina é um conto de fadas real, chocante e sensível. Na metade do livro tive que parar por 15 minutos para me recuperar de uma crise de choro. Mais que contar a história de Michaela, o livro toca em pontos sensíveis de nossa sociedade atual, fala de preconceitos, violência contra mulheres e crianças, racismo e intolerância religiosa. Mas também fala de amor, generosidade, família, apoio incondicional e amizade. Tudo o que permitiu que aquela órfã sem futuro realizasse seu sonho.

O livro está a venda nas principais livrarias:

http://bit.ly/VooDaBailarinaSaraiva

http://bit.ly/VooDaBailarinaCultura

http://bit.ly/VooDaBailarinaAmazon

#documentario #bailarina #michaeladeprince

186 visualizações