• Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
eubai_001_logo_00h_f.png

© 2015 por Eu, Bailarina. Criado com Wix.com

  • Thiana Calmon

Cia Ballet de Cegos apresenta espetáculo no Brave Festival da Polônia: evento mundial de arte e cult


Bailarinas da Associação Fernanda Bianchini Cia Ballet de Cegos (AFB) de São Paulo (SP) desembarcam no próximo dia 4 de julho na cidade europeia de Wrocław, na Polônia, com a missão de apresentar o espetáculo Divertissement ao público doBrave Festival – “Admirável Festival”, em português, que promove o intercâmbio cultural entre crianças, jovens e idosos em situação vulnerável de diversos países.

Em sua 12ª edição, o nome do festival vem da expressão "brave people”, em inglês, significa ‘gente corajosa’. A proposta do evento organizado pelo Goat Theatre Association é mostrar a diversidade e a energia expressas por meio da arte e pela via da superação.

Este ano, participam do Brave Festival artistas de 10 países: Brasil, Congo, Espanha, Holanda, Índia, Israel, Malásia Palestina, Polônia e Reino Unido. O evento é patrocinado pelo governo local, pela Unesco e por parceiros europeus.

O festival da coragem traz sempre um tema emblemático "Contra o Exílio Cultural”, baseado na ideia de enaltecer as iniciativas e o que existe de genuíno na tradição artística de seus povos visando a preservação das expressões regionais.

É justamente nesse espírito que 11 bailarinas da Cia Ballet de Cegos, com idades de 21 a 36 anos, chegam à cidade polonesa da Baixa Silésia para duas apresentações a convite da organização do festival; esse convite foi feito por meio de um contato com a voluntária da AFB e fotógrafa Ângela Rezé, que também acompanha o grupo na viagem. Haverá duas apresentações exclusivas da Cia. Ballet de Cegos com uma hora de duração cada; a primeira será na quinta-feira, dia 7 de julho, às 18h, no teatro Piosenki, e a segunda no dia 9, sábado às 21h, no Polski Theatre, ambos emWroclaw. Na apresentação do dia 7, logo após o espetáculo, está programado um bate papo das bailarinas com o público. Os ingressos podem ser comprados pelo site do Festival (abaixo).

O espetáculo

Lideradas por três coreógrafos da escola e pela autora do método pioneiro de ensino de Ballet por meio do toque e da repetição de movimentos, Fernanda Bianchini, presidente da entidade, nos últimos 15 dias, as alunas intensificaram seus ensaios com a expectativa de apresentar uma ‘bela interpretação’ do espetáculoDivertissement nos palcos do evento polonês.

Baseado no termo usado para descrever uma grande variedade de obras seculares instrumentais, vocal, por solistas ou câmara, o repertório do Divertissement inclui os espetáculos ‘Olhando para as Estrelas’ e ‘Superando Limites’, compostos por partes de coreografias de balé clássico e de repertório, de neoclássico e sapateado (abaixo segue o repertório completo).

Para Fernanda, a importância da apresentação e do convite está na oportunidade de poder mostrar ao mundo a valorização da arte e a superação passo a passo. “É um estímulo para nossas alunas poderem mostrar ao mundo que o impossível não existe quando se tem força de vontade e se acredita num sonho! É a valorização da nossa arte em um país desenvolvido que, desde o primeiro contato, demonstrou muito respeito. Sonhamos com muita luz e superação para todos da Cia.”, diz.

Os eventos públicos do Brave Festival são gratuitos; já a renda dos ingressos dos espetáculos pagos será revertida para projetos de assistência às crianças pobres e órfãs em partes tibetanas da China e Nepal.

Repertório Divertissement

Olhando para as Estrelas

Olhando para as Estrelas (5 min)

Pas de DeuxRaymunda - Veronica (4 min)

Declare (4 min)

Pas de Deux- Escrava e o Mercador - Marina e Nathan (4min)

Ao mestre com carinho (3 min)

Troix do Lago - Everton (3 min)

Harlequinade - Aldenice e Nathan (3 min)

Sapateado - Tango (4 min)

Pas de Deux - Tango (3 min)

Conjunto do Tango (5 min)

Superando Limites

La Bayadère - Geyza, Everton, Aldenice, Cintia, Gisele Dantas e Verônica (8 min)

Pas de Deux Diana - Mariba e Nathan (4 min)

Pas de Deux de La Fillé - Gisele e Everton (4 min)

ChorusLine (4 min)

La Perri ou Variação - Aldenir e Everton (3 min)

Lugar Comum ( conjunto novo do Cesar - 4 min)

Due Gisele e Nathan (3 min)

Conjunto Reflexos (4 min)

Variação de Harlequinade- Nathan (3 min)

Grand Pas de Deux Esmeralda - Geyza e Everton (4 min)

Luz! Vida!

Sobre Associação Fernanda Bianchini Cia Ballet de Cegos: a AFB completa 21 anos história e hoje atende a cerca de 200 alunos de várias idades, a maioria deficiente visual. A integração social de deficientes visuais por meio da dança, principalmente do balé como uma atividade extracurricular, é a principal missão da entidade pioneira na metodologia de ensino por meio do toque. Sediada na Vila Mariana, na zona Sul da cidade de São Paulo, a única companhia de Ballet de Cegos do mundo já levou seus bailarinos para apresentações na Argentina, Inglaterra, Alemanha, nos EUA e nas Paralimpíadas de Londres 2012.

Organizado por: Goat Theatre Association- Brave Festival 2016 (de 1 a 14 de julho 2016)

Local: Wroclaw (Polônia)

Apresentações AFB: 7/7 às 18h e 9/7 às 21h

Acompanhe online pelos canais: www.bravefestival.pl/en

ou https://web.facebook.com/pages/Brave-Festival/101152683301774?fref=ts


0 visualização