• Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
eubai_001_logo_00h_f.png

© 2015 por Eu, Bailarina. Criado com Wix.com

  • Thiana Calmon

Iniciantes na ponta - o que precisam saber?


Tudo o que você que está iniciando ou vai iniciar nas pontas em breve precisa saber e ninguém te conta!

Tentei colocar aqui de forma beeem sincera algumas dicas para ajudar a desmitificar o uso das sapatilhas de ponta. Sabemos que é o objetivo de quase todas que entram no ballet e para as adultas não seria diferente. É possível sim, é viável mas é importante saber que não é fácil.

1 - Cuidado com as altas expectativas

Não pense que você vai colocar as sapatilhas de ponta e vai conseguir fazer tudo o que faz na meia ponta, definitivamente isso não vai acontecer.

Vai parecer que você calçou um pé de pato pra dançar, até andar vai ser difícil no começo.

A evolução vai chegar com muita aula e muita consciência, o trabalho de ponta é muito diferente. Então paciência e dedicação, ok?

2 - Dificilmente você vai encontrar a ponta certa de primeira

Tente experimentar o máximo que conseguir antes de comprar, se possível vá a alguma loja que tenha disponível vários modelos. A sapatilha que sua amiga usa pode não ser boa pra você. O formato de pé, força, flexibilidade e até peso e altura da bailarina pode influenciar na escolha.

3 - Cuidado com os pés

Mantenha as unhas sempre bem curtas, evite fazer as unhas em manicure, esqueça a estética. Só coloque seus pés em mãos (desculpe o trocadilho) especializadas como podólogas.

Com o tempo você vai sentir como proteger melhor os pés. Algumas pessoas tem o calcanhar mais sensível, outras são mais propensas a bolhas, outras criarão calos. A ponta certa vai evitar joanetes e dores desnecessárias.

4 - Não tente fazer o que você ainda não tem técnica

Comprou a ponta hoje e já quer fazer pirueta? Eu sei que a tentação é grande mas tenha muito cuidado, trabalhar corretamente evita lesões e machudos desnecessários.

5 - Não tenha pressa

Começou o ballet agora e já quer usar pontas? Sabe o que vai acontecer? Nada. Porque se não temos técnica na meia ponta como vamos usar ponta? Uma criança sai correndo antes de aprender a andar? Então não tenha pressa, uma coisa de cada vez.

6 - Não se pendure na barra!!!!

As aulas de ponta começaram? Ótimo! Mas você não vai conseguir fazer nada no centro se ao invés de trabalhar os pés, pernas e tornozelos você começar a malhar os braços na barra. Falta sustentação? Comece a trabalhar colocação do corpo, costas, abdomem. Pense sempre pra cima. Postura não é só estético, se você estiver com abodomem frouxo e as costas jogadas para trás ou para frente não vai conseguir se sustentar (isso também vale para a meia ponta ;))

7 - Aprenda a costurar e amarrar corretamente sua sapatilha

Bailarina precisa ter um kit de costura na bolsa e saber pelo menos o básico para costurar o elástico e as fitas, ok? Também aprenda a amarrar da forma correta, não existe apenas um jeito mas o consenso é que não pode ficar sobras de fita e elasticos para fora. Não vou colocar aqui porque já existem muitos tutoriais no youtube e instagram pra isso ;)

8 - Cada um tem seu tempo

Sempre vai ter alguém que vai conseguir subir na ponta mais rápido que você, que vai ter o físico que ajuda, então não se compare. Cada um tem seu tempo. Não se apresse, dedique-se que o resultado vem.

É isso. Gostou? Tem mais alguma dica? Deixe nos comentários!

#sapatilhadeponta #balletiniciante #balletadulto

0 visualização