• Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
eubai_001_logo_00h_f.png

© 2015 por Eu, Bailarina. Criado com Wix.com

  • Thiana Calmon

Por que as pessoas desistem?


Quem nunca pensou em desistir? São tantos os motivos que nos fazem pensar nisso.

Por mais que a dança seja essencial em nossas vidas, a falta de perspectiva pode ser desanimadora. O desenvolvimento lento, o preconceito, o olhar torto, as dificuldades, as mensalidades altas, lesões e falta de empatia dos professores são alguns dos motivos que levam o ADULTO INICIANTE pensar e em algumas vezes de fato desisitir de dançar.

Eu acredito na dança como um meio de realização, auto conhecimento, transformação do indivíduo. Quando um adulto decide aprender a dançar é um ato de coragem. Não é nada fácil de um dia pro outro acordar, se matricular em uma escola de dança para fazer ballet, vestir um collant que não foi feito para o seu corpo e derrubar barreiras de físicas e emocionais.

O objetivo hoje é trazer um convite a reflexão principalmente dos profissonais de dança que trabalham com esse público novo: ADULTOS INICIANTES.

Eu perguntei nas redes sociais do Eu,Bailarina se as pessoas já tinham tido vontade de desistir do ballet e o motivo. A grande maioria respondeu que sim. Separei alguns depoimentos que recebi, minha vontade era colocar todos, mas como foram muitos, selecionei aqueles que representavam a maioria.

"Eu pensei em desistir por preconceito com a minha idade , chegaram a te a me imitar como forma de chacota , mais eu tive ouvidos para quem me apoiava e me amava de verdade o que me fez ter mais vontade ainda de se jogar."

"Terceira aula de Ballet, foi muito dificil, chorei no final da aula, me senti uma porcaria, não acompanhava os passos, as sequência, pés que não subiram na meia ponta direito. Foi muito triste, no final da aula tive que ir chorar no banheiro!"

"Eu já DESISTI da dança algumas vezes. Já desisti porque precisava estudar, já desisti por questões financeiras, já desisti por falta de tempo e já desisti por não me sentir bem dentro da escola. Os primeiros motivos são simples, mas esse último também é importante e, muitas vezes, negligenciado. Há professores e academias que cobram demasiadamente os alunos (inclusive aqueles que não objetivam virar profissionais), às vezes com falta de respeito e humilhação. Escolas desorganizadas e aulas mal preparadas também podem ser um estímulo à desistência."

"Desisti por falta de professores e escolas com turmas específicas para adultos. Onde eu fazia era junto com crianças, e o professor não dava importância para quem era adulto, somente para as crianças ou para turmas mais avançadas de adolescentes."

"Grosserias por parte da minha ex professora, por sorte desisti dela, não de dançar. E falta de grana as vezes me fazia pensar em parar. Mas só parei alguns meses pra estudar"

"Muita dificuldade e progresso lento (que parecia não existir)"

"Problemas ortopédicos em geral (condropatia, tendinites, lesões por estresse)"

"Lesão no tornozelo"

"Comecei a sentir dor no joelho"

"Pelo fato de achar que nunca sou boa o bastante"

"Pelo meu peso as vezes parece muito difícil fazer o que as meninas magras conseguem"

"Por não ter o "corpo ideal", não ter pernas altas"

"Falta de perspectiva"

"Dificuldades com a postura e a flexibilidade me deixa constrangida nas aulas"

"Porque uma professora me disse que eu estava velha para o ballet"

"Falta de incentivo da família"

"Já pensei em desistir porque me toma muito tempo, energia e dinheiro e eu não pretendo seguir carreira na área (sou servidora pública). Além disso nem sempre tenho disponibilidade de participar dos ensaios e de viajar pra festivais e eventos por causa do trabalho. A idade é outro fator, quando vc tem quase 30 e vê meninas de 14 que têm muito mais experiência que você e que você vai demorar pra chegar no nível delas. Mas o ballet, a dança em geral, me faz tão bem que não consigo imaginar minha vida sem isso."

"Dificuldades financeiras"

"Ano passado tive uma tendinite feia no fibular por causa do ballet"

"Sim... a turma sempre levava muitas broncas do professor por não conseguir decorar os exercícios ( tínhamos 2 meses fazendo aula de ballet e éramos todas iniciantes), entre outra coisas. Teve um dia que cheguei em casa chorando. Aí pensei em sair. Pra minha sorte mudei de escola e de professor. Tudo totalmente diferente. Sigo no Ballet."

E se eu já pensei em desistir? Várias vezes.

A dança entrou na minha vida para ficar, me transformou mas a falta de perspectiva, e a falta de esperança em conseguir trabalhar na área me desanimam e me fazem pensar em largar tudo.

Eu não tenho a arrogancia de pensar em dançar profissionalmente mas acredito que existam outros meios de trabalhar com a dança e é nisso que me agarro.

Espero que pra você aluno esse post te ajude a ver que você não está sozinho, e que para você profissional te ajude a entender um pouco seu público, sua turma muitas vezes cheia de mulheres incríveis que querem dançar e ter uma vida melhor, com mais arte e mais poesia. Seja inspiração!

#ballet #balletadulto #dança #inspiração

369 visualizações